De acordo com a Câmara do Porto, a autarquia abriu um novo concurso, com o fito de renovar o prédio da antiga União de Freguesias do Centro Histórico . Recorde-se que esta fica próxima à Alfândega e passará a acolher a Escola de Artes do Balleteatro.
O projeto de reabilitação visa fazer uma manutenção deste edifício, mantendo, ao mesmo tempo, os elementos que remetem aos traços característicos do local. O plano inclui a conservação de detalhes decorativos originais.
Segundo a mesma fonte, com o novo espaço, o Balleteatro contará com uma sede definitiva e ampliará as suas atividades de ensino de dança e teatro, para todas as idades, incentivando assim o acesso às artes.
Ao que tudo indica, a futura sede terá seis salas de aula, áreas de convivência, bar, sanitários, além de espaços administrativos e técnicos.
Importa referir que o município portuense adquiriu o imóvel com foco em projetos sociais. Na época da compra, foi identificado que o prédio possuía as características necessárias para receber ações culturais, sociais e eventualmente administrativas.
Desde 2015, o Balleteatro opera temporariamente no Coliseu do Porto. A mudança para a nova sede estava inicialmente prevista para 2020, mas foi adiada devido à necessidade de obras de reabilitação.
A obra, com um orçamento a rondar os 2,18 milhões de euros, deve durar um ano e dois meses, com entrega das propostas para o concurso público até 13 de novembro de 2024, exclusivamente pela plataforma digital acinGov, onde estão disponíveis os documentos do processo.
Recentemente, a Câmara e o Balleteatro também estabeleceram um acordo para envolver alunos do ensino básico em projetos de iniciação estética e artística, como o programa “Iniciação ao Teatro”.