O ano está a chegar ao fim e, como tal, está na hora de escolher qual a “Palavra do Ano”. Trata-se de uma iniciativa da Porto Editora, que propõe um lote de 10 palavras, entre as quais o público pode escolher.
Como refere a SIC Notícias, o anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 2 de dezembro, no Mercado do Bolhão. Depois da escolha do “top 10” de palavras, o público pode votar online através do site palavradoano.pt (votar aqui).
Sendo assim, damos-lhe a conhecer, em baixo, a lista escolhida:
- Auricular
- Conflitos
- Fogos
- Imigração
- Inclusão
- INEM
- Jovem
- Liberdade
- Polícia
- Transportes
O método de escolha das palavras
De acordo com a mesma fonte de informação, a Porto Editora faz a escolha das 10 palavras, partindo dos assuntos mais badalados nos meios de comunicação, redes sociais, dicionários online ou até algumas sugestões espontâneas.
Como refere a própria editora portuense, esta iniciativa visa “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”.
Trata-se de uma iniciativa que tem vindo a acontecer nos últimos anos, pelo que, a título de curiosidade, mostramos-lhe, em baixo, as últimas 10 palavras eleitas para o prémio.
- 2023: professores
- 2022: guerra
- 2021: vacina
- 2020: saudade
- 2019: violência doméstica
- 2018: enfermeiro
- 2017: incêndios
- 2016: geringonça
- 2015: refugiado
- 2014: corrupção