
Na cidade do Porto, esta quarta-feira, dia 2 de abril, ficou marcada pelo arranque da pedonalização de três novas ruas. A intervenção, conduzida pela empresa municipal GO Porto, vai abranger as ruas de Santa Teresa, da Fábrica e de Cândido dos Reis.
Tal como explica a Câmara do Porto, em nota à imprensa, para minimizar impactos no trânsito e no movimento intenso da época de verão, a obra será realizada em duas fases.
A primeira, com duração de dois meses, inicia-se agora e incide sobre as ruas de Santa Teresa e da Fábrica. Já a segunda etapa começará apenas após o verão e vai incidir na Rua de Cândido dos Reis, também com um prazo de 60 dias.


Entre as principais mudanças previstas, o projeto prevê a criação de vias de coexistência, onde os revestimentos serão renovados e os desníveis entre passeios e faixas de rodagem serão eliminados.
Para isso, as estradas serão sobrelevadas à altura dos passeios, garantindo uma circulação mais fluida para peões. Nos cruzamentos da área de intervenção, os materiais de revestimento dos passeios serão estendidos, o que reforça a segurança e a continuidade da mobilidade pedonal.
Além disso, o esquema atual de circulação será mantido, exceto pela supressão de alguns lugares de estacionamento na Rua de Cândido dos Reis, que serão convertidos em áreas pedonais.
As caldeiras das árvores também serão ajustadas para se adequarem ao crescimento das raízes. No cruzamento das ruas José Falcão, Galeria de Paris e Cândido dos Reis, a faixa de rodagem será eliminada para expandir os passeios.
A obra, avaliada em cerca de 250 mil euros, integra ainda a Zona de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC), garantindo um espaço mais acessível e seguro para peões, promovendo a convivência e a mobilidade sustentável no centro histórico da cidade.