
A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou uma empreitada para melhorar as condições de segurança e conforto nas estações de Leça do Balio e São Mamede de Infesta, na Linha de Leixões.
A intervenção, contratada à empresa José Pereira Remelhe & Filhos por 282 mil euros, inclui a instalação de três abrigos-tipo em betão, com espaço para máquinas de venda automática. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 90 dias, a contar de 22 de maio.
Segundo os elementos do concurso público, as principais obras passam pela colocação de dois novos abrigos em São Mamede de Infesta e de um em Leça do Balio, esta última atualmente emparedada e sem qualquer estrutura de abrigo.
A empreitada surge na sequência de uma intervenção mais ampla anunciada pela IP em março, que prevê melhorias na sinalética, mobiliário urbano, informação ao público e instalação de equipamentos de venda e validação.
De acordo com o Porto Canal, a par da renovação física das estações, estão também previstas medidas de reforço da segurança, como a colocação de guarda-corpos nas zonas de embarque e desembarque. A IP confirma que estas ações integram um plano de beneficiação das estações da Linha de Leixões, reaberta ao serviço de passageiros em fevereiro deste ano.
Apesar da entrada em funcionamento de novos apeadeiros como Hospital São João e Arroteia, as condições de algumas estações existentes continuam longe do desejável. Em fevereiro, a Lionesa Business Hub alertou para a falta de conforto e de acessos na estação de Leça do Balio, sublinhando a importância de investir na requalificação da linha para garantir o seu sucesso como solução estruturante para a mobilidade da região.
O presidente da IP, Miguel Cruz, também reconheceu, após uma viagem na linha, a necessidade de continuar o trabalho de recuperação das estações. Destacou que a reabertura do serviço teve uma boa aceitação e que esse resultado justifica o avanço de novas intervenções. (via Porto Canal)
Atualmente, o serviço ferroviário entre Porto-Campanhã e Leça do Balio realiza 60 comboios por dia útil (30 por sentido), com frequências reforçadas nas horas de ponta. Aos fins de semana e feriados, circulam 34 comboios. Desde março, uma linha da Unir assegura a ligação por autocarro entre a estação de Leça do Balio e a Câmara de Matosinhos, com frequência horária.
Quanto à extensão do serviço até Leixões, a IP admite que poderá haver novidades, ligando eventualmente a linha ferroviária ao metro, à rede rodoviária e ao futuro metrobus.