
Dirigido a jovens dos 16 aos 36 anos, o Prémio Literário Nortear tem um valor de 3.000 euros e garante ainda a publicação da obra vencedora em edição bilingue (português e galego).
Distinguir, anualmente, obras literárias originais; promover o aparecimento de novos escritores, incentivando a produção de obras inéditas no domínio da ficção; incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na Galiza e Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras. Estes são os objetivos do Prémio Literário Nortear, promovido pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha), pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.
Podem candidatar-se todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, residentes no Norte de Portugal ou na Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos.
“As obras, escritas nas línguas portuguesa ou galega, no género de conto, deverão ser enviadas por correio para o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal”, esclarece a Direção Regional de Cultura do Norte.
O vencedor recebe um prémio pecuniário de 3.000 euros e assegura a publicação da obra premiada, em edição bilingue, português e galego.
As candidaturas ao 7º Prémio Literário Nortear podem ser submetidas online, até 30 junho de 2021, através da plataforma Nortear.