
O lançamento oficial do projeto U-bike está marcado para sexta-feira, dia 9 de novembro, às 11h45, na Reitoria da Universidade do Porto. Ajudar a reduzir a poluição na cidade é um dos objetivos da iniciativa, que vai disponibilizar mais de 250 bicicletas elétricas e convencionais.
A Universidade do Porto vai disponibilizar a estudantes, docentes e funcionários, de forma gratuita, mais de 250 bicicletas do projeto U-Bike, “de forma a promover a utilização deste meio de transporte em detrimento dos veículos motorizados e, assim, contribuir para a redução da emissão de gases poluentes e promover a mobilidade urbana sustentável na cidade do Porto”.
A primeira entrega destas bicicletas está marcada para sexta-feira, dia 9 de novembro, às 11h45, na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), numa cerimónia que irá contar com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, para além das intervenções de António de Sousa Pereira, reitor da U.Porto, de Luís Pimenta, do Instituto da Mobilidade dos Transportes (IMT), e de José Guedes, da Comissão Diretiva do POSEUR.
Segundo explica a U.Porto, “a atribuição de cada uma das bicicletas U-Bike foi definida por candidatura aberta a todos os membros da comunidade académica da U.Porto. Uma vez atribuída a bicicleta, e para permanecerem com a sua U-Bike durante a totalidade do tempo atribuído na candidatura (6, 9 ou 12 meses), os utilizadores deverão utilizá-la no seu dia a dia, de forma a perfazer uma média diária mínima de sete quilómetros”. De salientar que todos os quilómetros serão monitorizados por uma plataforma exclusiva da Universidade do Porto, que permite controlar todos os dados, nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto, liderado pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP).
O projeto U-Bike é uma iniciativa nacional que visa incentivar a mobilidade multimodal, promovendo a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. Estima-se que sejam percorridos de bicicleta mais de 2,4 milhões de quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2.
O projeto U-Bike Portugal é promovido pelo IMT, I. P. e é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.