Sabor do mês PD - carne

Estádio do Dragão é o primeiro no mundo inclusivo para daltónicos

Estádio do Dragão é o primeiro no mundo inclusivo para daltónicos

O FC Porto voltou a destacar-se nas boas práticas de acessibilidade e comunicação universal, tornando-se o clube de futebol com o primeiro estádio, no mundo, a implementar o código de cores para daltónicos (ColorADD). 

Este sistema, implementado, numa primeira fase, nos “parques de estacionamento, que estão organizados por cores, e também nos coletes de treinos dos principais escalões”, como avança Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto, vem ajudar “todos os que têm dificuldade em distinguir ou identificar cores” e que podem, de alguma forma, sentir-se limitados no acesso ao Estádio do Dragão. 

No seu portal de notícias, os dragões explicam que o ColorADD é um sistema de identificação de cores para daltónicos, uma linguagem universal que representa as três cores primárias – Azul, Amarelo e Vermelho – através de símbolos gráficos. “Com base no conceito de “Adição de Cor” os Símbolos podem relacionar-se entre si e toda a paleta de cores ser graficamente identificada”. 

“Este é um sistema que visa a inclusão não discriminatória e nos ajuda a promover oportunidades iguais de acesso a um evento como um jogo de futebol, que desperta a atenção de tanta gente”, reforçou a responsável, citada no site do clube. 

Com esta aposta, o clube tornou as suas infraestruturas mais inclusivas e deu um passo importante na concretização da agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

O passo seguinte, revelou Teresa Santos, é incluir o código ColorADD em todos os restantes suportes em que a cor é fator de distinção.  Importante referir que o código em causa foi criado pelo portuense Miguel Neiva, que espera agora que a iniciativa chegue a outros clubes. “Estou «penta» feliz, porque é o clube do meu coração; porque é o primeiro clube no mundo a adotar esta solução universal e inclusiva no seu estádio; porque é na minha cidade, onde também nasceu o ColorADD e porque estou seguro que esta boa prática levará ainda mais alto o nome do clube, da cidade e do país aos quatro cantos do mundo”, afirmou.

Foto: FC Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes