PUB
Galiza 2026

Estação Hospital Santo António vai ganhando forma no Jardim do Carregal

Estação Hospital Santo António vai ganhando forma no Jardim do Carregal

O Metro do Porto partilhou recentemente, na rede X, imagens que mostram o avanço da construção da nova estação de metro Hospital Santo António, situada sob o emblemático Jardim do Carregal, reforçando o progresso da Linha Rosa (G).

A Estação Hospital Santo António está estrategicamente situada junto ao Hospital, ao Museu Soares dos Reis e às galerias da Rua Miguel Bombarda, concebida para servir importantes polos de saúde, cultura e ensino.  A obra é a mais profunda da Linha Rosa, com escavações a cerca de 25 metros de profundidade, e requer elevados cuidados por causa das árvores centenárias do Jardim, do Túnel de Ceuta e dos edifícios envolventes.

A Linha Rosa vai ligar as estações Casa da Música e São Bento, criando uma ligação direta entre a Boavista e a Baixa do Porto. Servirá áreas chave como as estações intermédias Galiza e Hospital Santo António. Os túneis entre Galiza e Hospital Santo António já entraram na reta final, tal como a VIVA! noticiou recentemente, com previsão de abertura ao público no primeiro trimestre de 2026. Esta expansão de cerca de 3 km com quatro estações subterrâneas representa um investimento de 330 milhões de euros para a modernização e expansão do Metro do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A nova estação é uma peça-chave na mobilidade urbana do Porto, oferecendo acesso facilitado a serviços essenciais e reforçando a rede de transportes com soluções que respeitam o património e o ambiente urbano. A conclusão da Linha Rosa promete reduzir a circulação automóvel no centro, valorizando a acessibilidade e a sustentabilidade na cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhcer