PUB
Amanhecer - sacão

Estação de TGV em Gaia? Vai mudar de sítio e afinal haverá duas pontes

Estação de TGV em Gaia? Vai mudar de sítio e afinal haverá duas pontes

Ao que tudo indica, a estação do TGV em Vila Nova de Gaia já não vai ser em Santo Ovídio, como antes se previa. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a estação vai ficar localizada em Vilar do Paraíso, na zona de São Caetano.

Para além disso, também sabemos que, sobre o rio Douro, haverá lugar à construção de duas pontes em vez de uma, ao contrário do que tinha sido avançado, numa fase inicial, pela Infraestruturas de Portugal (IP). 

Com base na nova proposta do LusoLav, que é responsável pela linha de alta velocidade entre Porto e Oiã, “haverá uma travessia, à cota alta, só para o comboio; e outra dedicada ao tráfego rodoviário, à cota baixa e com ligação entre Oliveira do Douro e a marginal portuense” – escreve o JN. 

Segundo a mesma fonte de informação, a proposta será votada na tarde desta quinta-feira, em reunião de executivo da Câmara de Gaia. Na prática, esta proposta faz com que a localização da paragem mude cerca de 2 quilómetros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Câmara do Porto, por sua vez, diz que “não recebeu informação” por parte da IP, acerca destas mudanças previstas. Na proposta, é ainda mencionado um prolongamento da Linha Rubi, de Santo Ovídio à Estação de Alta Velocidade.

“Relativamente ao prolongamento da Linha Rubi desde a Estação de Santo Ovídio, importa referir que, dada a elevada densidade e sobreposição de infraestruturas neste local, esta obra afigura-se bastante complexa, obrigando a desviar o acesso rodoviário para poente, sobre um talude ajardinado, adivinhando-se impacto negativo, face à proximidade aos edifícios de habitação existentes” – pode ler-se em documento oficial.

Importa ainda mencionar que, segundo o mesmo meio noticioso conseguiu apurar, a estação de Vilar do Paraíso poderia ser integrada num parque urbano, a ser desenhado por Sidónio Pardal.

Acerca da opção pelas duas pontes, o consórcio acredita que esta forma irá ter três vantagens principais: menos tempo de execução de obra, menos consumo energético e mais segurança na circulação. A travessia irá ficar junto à Ponte de São João.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão