
Já arrancou, na estação de São Bento, da Metro do Porto (MdP), a Bienal de Fotografia 2025. Conforme publica a empresa de transportes portuense, no X, antigo Twitter, “a exposição, que parte para esta edição sob o mote “Amanhã Agora”, vai prolongar-se até 30 de junho e é da responsabilidade do Ciclo Art”.
Este é apenas um dos locais da cidade do Porto a receber a Bienal de Fotografia. Para além da estação de São Bento, o evento passa ainda por vários espaços emblemáticos, como a Galeria Municipal, a Reitoria da Universidade, o Centro Português de Fotografia, a Casa do Infante, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Galeria da Biodiversidade.
Segundo a autarquia portuense, a edição deste ano da Bienal’25 de Fotografia propõe 16 exposições e 48 iniciativas de acesso gratuito, com a presença de 14 curadores e 51 artistas de diferentes nacionalidades. O ponto de partida é a reflexão sobre como as ações do presente influenciam o futuro.
Entre os destaques está o evento “Futures Meet-up”, que decorre nos dias 6 e 7 de junho, juntando cinco artistas e quatro especialistas internacionais num programa de workshops, debates e visitas orientadas.
Na Casa do Infante, por exemplo, está patente a exposição “Urbanário”, de Carlos Trancoso, com curadoria de Jayne Dyer e Virgílio Ferreira. A exposição foca-se na iniciativa Porto BioLab, um projeto inovador que investiga formas de integrar a natureza no espaço urbano e de valorizar os serviços dos ecossistemas para a população da cidade.
Já no dia 13 de junho, o Batalha Centro de Cinema acolhe a apresentação da terceira edição dos Project Rooms, uma ação que visa fomentar redes de contacto e apoiar jovens artistas na construção de portefólios com base nos seus projetos finais de curso.
Grande parte das exposições nasce de residências artísticas desenvolvidas em quatro eixos temáticos — Vivificar, Sustentar, Conectar e Expandir —, que promovem a colaboração entre criadores, investigadores, comunidades locais, municípios e instituições culturais.
Toda a programação pode ser consultada aqui.