
Nos últimos tempos, deu bastante que falar a futura estação da linha de alta velocidade em Gaia. Isto porque, tal como refere o JN, foi colocada a hipótese, pelo consórcio LusoLav, desta passar de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso.
Ao que tudo indica, o plano vai-se manter fiel ao original, ou seja, manter a estação em Santo Ovídio. Quem o referiu foi a própria Infraestruturas de Portugal (IP), esta quinta-feira, dia 15 de maio, durante um seminário que aconteceu no Porto.
Nas palavras de Henrique Teles, da IP, “temos adaptação de estações atuais, como Porto-Campanhã ou Coimbra, e estações novas, como a nova de Santo Ovídio ali em Gaia, e a nova também em Leiria, são estações completamente novas”.
Como refere a mesma fonte de informação, o representante da Infraestruturas de Portugal aproveitou ainda para mostrar alguns slides com imagens do projeto previsto para Santo Ovídio, em Gaia.
Ainda sobre a questão de uma possível alteração, a IP deu a garantia que estas têm sempre de ser “plenamente salvaguardadas do ponto de vista legal” e obter a concordância dos municípios envolvidos.
Recorde-se que a proposta do consórcio LusoLav chegou a ser votada na Câmara de Gaia. Na altura, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmara que a solução alternativa não anulava a opção de Santo Ovídio.
Nas palavras do autarca, esta “antes avaliza uma hipótese alternativa que se enquadra na zona delimitada como corredor de alta velocidade pelo concurso internacional lançado pelo Estado”.
De qualquer maneira, os últimos dados indicam-nos que a estação vai efetivamente manter-se na zona de Santo Ovídio, em Gaia.