PUB
CIN - Branco Perfeito

Esta segunda-feira é o “dia mais triste do ano”

Esta segunda-feira é o “dia mais triste do ano”

O mês de janeiro é, habitualmente, associado a tristeza e depressões, dando a sensação de que é interminável. Primeiro, porque vimos de um mês [dezembro] “de festas”, repleto de comemorações, encontros familiares e almoços e jantares tardios, e, segundo, porque marca, precisamente, o meio do inverno.

E é, precisamente, em janeiro, em concreto esta segunda-feira, que se assinala aquele que dizem ser “o dia mais triste do ano”. Também conhecido como “Blue Monday”, ou seja, “segunda-feira melancólica”, o dia celebra-se desde 2005, sendo, de acordo com alguns estudiosos, assim identificado apenas por “questões comerciais”.

May be an image of text that says 'I'VE GOT MY MONDAY FACE ON.'
Imagem: facebook page: Garfield Says, “I Hate Mondays.”

Para Ana Cardoso de Oliveira, a melancolia típica do mês de janeiro deve-se ao facto de “as pessoas estarem mais resguardadas”, por questões climatéricas, e também por, regra geral, “ficarem mais doentes e cansadas”, tendo em contas as festividades de dezembro. Mas, além disso, é também uma altura bastante apetecível para fazer uma “reflexão” sobre as suas vidas, o que pode ditar sentimentos mais tristes, indicou, numa entrevista ao Delas.pt.

“Em janeiro, as pessoas também têm menos dinheiro, e as despensas (mais tradicionais) também estão mais vazias, porque estão a acabar os produtos que se armazenaram, que as pessoas fazem, como compotas e conservas”, apontou ainda.

Mas, embora a tristeza seja uma presença, muitas vezes, assídua no dia a dia da população, contribuindo também para o equilíbrio e bem-estar e para a valorização da felicidade, existem algumas dicas que podem ser postas em prática para reduzir ou limitar os sentimentos mais negativos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
No photo description available.
Imagem: facebook page: Garfield Says, “I Hate Mondays.”

De acordo com o psicólogo Alexandre Machado, um dos conselhos principais para que se sinta mais feliz naquele que é o dia mais triste do ano é “começar o dia como um atleta olímpico”. E, atenção, isso não significa começar o dia a treinar, mas sim “acordar mais cedo para aproveitar bem o dia” e começá-lo, preferencialmente, a fazer algo de que gosta realmente.

Igualmente importante, é que os cidadãos aprendam a conectarem-se com eles mesmos “antes de se conectarem com o mundo”. “Não devem acordar e pegar imediatamente no telemóvel. Devem começar por dedicar algum tempo ao seu dia e pensar como querem aproximar-se dele/conectar-se com ele. Podem fazê-lo, por exemplo, no banho, ao pequeno-almoço ou mesmo na viagem para o trabalho”, explicou.

Se possível, é importante que faça o planeamento do seu dia sempre no dia anterior, de forma a “não atropelar” possíveis compromissos do dia a dia e, assim, assegurar a realização de todas as tarefas.

“Não inicia o dia com pequenas derrotas”, recomenda ainda Alexandre Machado, afirmando que só assim será possível evitar “grandes derrotas”. Com esta frase, o psicólogo alerta, por exemplo, para pequenos pormenores, como a importância de nunca sair de casa com a casa desarrumada, porque se assim for, quando regressar, depois de horas de trabalho, possíveis stresses, a vontade de o fazer será, certamente, muito menor.

Aproveite a “Blue Monday” e comece, já, a colocar em prática estas pequenas dicas que podem fazer toda a diferença na forma como encara cada dia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem