PUB
CMPorto

Esta rua no Porto recebeu um “toque artístico” e está muito mais colorida

Esta rua no Porto recebeu um

Durante o recente festival BALUARTE, que chegou ao fim este fim de semana, o centro do Porto ganhou uma nova cara com intervenções artísticas de grandes dimensões em locais emblemáticos da cidade. Um dos trabalhos que já se destaca é o mural da dupla alemã ZEBU, localizado na Rua de Camões, que traz uma explosão de cor e formas vibrantes à zona central da cidade.

A obra, situada na esquina da Rua de Camões com a Rua do Paraíso, perto da Trindade, destaca-se pelas suas formas abstratas e coloridas. Para quem já acompanha o trabalho dos ZEBU, esta abordagem não é novidade.

Mas para os que passam e desconhecem os artistas, o mural impressiona pela intensidade visual e as camadas de interpretação que sugere. Este é apenas um exemplo de como a BALUARTE procurou expandir a sua influência artística ao abrir portas a intervenções de arte urbana para além do Silo Auto.

De acordo com a Ágora, os artistas Lynn Lehmann e Dennis Gärtner, que formam a dupla ZEBU desde 2015, aceitaram o convite da mesma e trouxeram o seu estilo vibrante para o Porto, mantendo as características que os distinguem internacionalmente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A cor tem vindo a desempenhar um papel crucial na nossa arte e, com este mural, acabamos por nos concentrar mais nesse aspeto. [Este trabalho] Acaba por enfatizar as formas e as suas interações, mostrando como pode envolver e transformar ainda mais a experiência do espectador”, partilharam os artistas. Com um toque de abstracionismo, a obra aposta numa paleta de cores fortes e manchas disformes, criando uma narrativa visual pessoal para cada observador.

Para criar esta peça, os ZEBU inspiraram-se em experiências recentes com recortes de papel, desenvolvidas no seu estúdio. A dupla viu na parede da Rua de Camões uma tela perfeita para compor uma peça colorida e original que se integra harmoniosamente no ambiente urbano.

“O ambiente foi incrivelmente acolhedor, adorámos interagir com os locais. Ficámos particularmente inspirados pela arquitetura mais antiga, pelas ruas estreitas repletas de casas históricas, assim como com os azulejos pintados que adornam os edifícios” – explicaram os artistas.

Esta intervenção, a primeira de quatro peças de arte urbana concluídas até ao momento no âmbito da BALUARTE, já está a tornar-se num ponto de interesse para os que cruzam as ruas de Camões e Paraíso, em pleno coração do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3