PUB
Recheio 2025

Esta rua no “coração” do Porto vai entrar em obras durante 6 meses

Esta rua no

A emblemática Rua da Galeria de Paris, no coração da cidade do Porto, prepara-se para sofrer uma profunda transformação a partir de outubro. A GO Porto deu início ao processo ao lançar, no passado dia 11 de abril, o concurso público para a empreitada, que irá durar cerca de 6 meses.

Inserida no âmbito da Rede 20 — uma iniciativa municipal que visa valorizar o trânsito pedonal no centro da cidade —, esta intervenção pretende dar primazia aos peões em detrimento dos automóveis, mantendo a atual Zona de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC). 

Para isso, a Câmara do Porto explica que a via será elevada à cota dos passeios, de forma a criar um espaço mais fluido e seguro para quem circula a pé.

Segundo a autarquia, embora coincida em parte com as obras planeadas para a vizinha Rua Cândido dos Reis, a requalificação da Galeria de Paris apresenta uma complexidade técnica superior, exigindo alterações profundas nas redes de saneamento, águas pluviais e nas infraestruturas do Porto Digital.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Um dos elementos que promete estar em destaque é o novo pavimento, que irá recuperar o traçado original da rua do início do século XX. A tradicional calçada portuguesa será substituída por uma combinação de granito branco e diorito preto, inspirada na antiga Praça de D. Pedro, hoje conhecida como Praça da Liberdade.

Com o verão a ser uma das épocas de maior afluência nesta zona da cidade, o arranque das obras foi estrategicamente agendado para depois da época alta, de maneira a minimizar o impacto no comércio e no turismo local.

As empresas interessadas em executar a obra, orçamentada em cerca de 516.000 euros, têm até às 23h59 do dia 11 de maio de 2025 para apresentar as suas propostas, exclusivamente através da plataforma eletrónica acinGov, onde estão também disponíveis todos os documentos do concurso.

Fotografia: flickr
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão