
A requalificação da Rua Álvaro de Castelões, em Paranhos, junto à Quinta do Covelo, arranca esta quinta-feira, 3 de julho, com uma intervenção que se prolongará por 90 dias. A empreitada, a cargo da GO Porto, representa um investimento de cerca de 258 mil euros e visa melhorar as condições de circulação e segurança para peões e condutores.
De acordo com a autarquia, a operação inclui a aplicação de novas camadas de pavimento, renovação dos passeios com acessibilidades reforçadas, instalação de guias em granito, aplicação de revestimentos táteis junto às passadeiras e atualização da sinalização rodoviária. Está também prevista a melhoria da drenagem pluvial e o nivelamento de infraestruturas.
Condicionamentos de trânsito e estacionamento
Durante as obras, haverá alterações à circulação e ao estacionamento nos arruamentos adjacentes. Entre 3 de julho e 22 de agosto, os condicionamentos estarão organizados da seguinte forma:
Estacionamento autorizado:
- Rua de Álvaro de Castelões:
- Lado nascente, entre os n.º 186 e n.º 150 (7 lugares)
- Lado nascente, entre os n.º 128 e n.º 108 (4 lugares)
- Lado poente, oposto ao n.º 240 (1 lugar, aprox. 6 metros)
Paragem e estacionamento proibidos:
- Rua de Maria Pia, em ambos os lados, entre os n.º 5 e n.º 33 (25 metros)
- Rua de Bolama, baía de estacionamento no lado oposto aos n.º 21–33 (10 metros, 4 lugares)
Trânsito proibido (exceto cargas, descargas e acesso a garagens):
- Rua de Álvaro de Castelões, entre a Rua de Bolama e a Rua de António José da Silva
- Rua de Maria Pia
Durante os primeiros três dias da intervenção, a Polícia Municipal assegurará o cumprimento dos condicionamentos. A evolução dos trabalhos e alterações de trânsito podem ser acompanhadas em tempo real na Plataforma de Trânsito do Município do Porto.