
Na noite de 18 de junho, quarta-feira, pelas 21h15, o Bar do Batalha Centro de Cinema será palco de uma experiência sensorial pouco convencional. A artista Selwa Abd apresenta “As If Reality?”, uma performance imersiva que mistura som, imagem e pensamento filosófico.
Criada a partir de uma residência artística no ISSUE Project Room, em Nova Iorque, em 2022, a obra é inspirada no livro Reality+: Virtual Worlds and the Problems of Philosophy, de David Chalmers.
O filósofo defende que, num mundo em declínio, os universos virtuais podem servir como alternativas viáveis de existência. Tal como refere a Câmara do Porto, Abd apropria-se desta perspetiva para dar forma a paisagens sensoriais que habitam o limite entre o virtual e o real.
“As If Reality?” convida o público a entrar num ambiente de transição, onde o real e o simulado se confundem. Com fragmentos visuais e sonoros, a performance questiona até que ponto a criatividade pode ser uma resposta ao colapso iminente e desafia a perceção comum da realidade.
O espetáculo integra o Câmara Sónica, novo ciclo do Batalha dedicado à investigação sonora e à sua relação com o cinema. A curadoria é assinada pela artista Diana Policarpo e pelo compositor João Polido.
A entrada é gratuita, mas requer levantamento prévio de bilhete no próprio dia do evento. Cada pessoa poderá levantar até dois bilhetes.
(Foto: via CMP)