PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4

Esta obra de 6 ilhas no Porto valeu a nomeação para um prémio

Esta obra de 6 ilhas no Porto valeu a nomeação para um prémio

Conforme noticiado pela Câmara do Porto, no seu site oficial, seis ilhas na Lomba estão a ser alvo de uma reabilitação urbana que lhes valeu um lugar entre os finalistas dos Prémios Mais a Norte, na categoria Civitas. 

Esta distinção, atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, pretende valorizar projetos que tenham um impacto positivo na região, seja no âmbito institucional, empresarial ou científico.

Com um investimento de aproximadamente oito milhões de euros, financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a intervenção prevê a criação de 47 habitações modernas, pensadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, o projeto contempla uma nova praça, uma sala de condomínio e uma lavandaria comunitária, reforçando a vida em comunidade.

A Porto Vivo, SRU, responsável pela iniciativa, destaca que a obra respeita as particularidades da convivência nas ilhas e procura equilibrar tradição e modernidade no contexto habitacional. Segundo a empresa municipal, o acompanhamento próximo dos residentes ao longo de todo o processo foi uma prioridade, de forma a assegurar que os moradores fossem realojados temporariamente até ao seu regresso.

Segundo a empresa, “mais do que o reconhecimento das boas práticas, a concretização deste desígnio visa impactar positivamente a vida dos 47 agregados que, no início de 2026, residirão em habitações completamente novas e, simultaneamente, induzir a réplica deste modelo por parte de intervenientes privados”.

Fotografia: Miguel Nogueira – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4