A construção da nova ponte sobre o Rio Ave, que integrará o último troço da Variante à EN14, avança a passos largos, reforçando a ligação rodoviária entre Famalicão e Trofa.
Esta travessia é um elemento essencial no eixo que conecta os distritos do Porto e Braga, proporcionando uma alternativa eficaz à movimentada EN14. A empresa responsável pela obra divulgou recentemente imagens que mostram o progresso significativo na construção da ponte.
A nova estrutura, localizada a Norte do Hospital da Trofa, na área de Carqueijoso, terá 163 metros de comprimento e situa-se cerca de um quilómetro a montante da atual ponte na EN14. A conclusão desta obra será um marco importante para a melhoria das acessibilidades entre os dois distritos.
De acordo com o Porto Canal, a IP – Infraestruturas de Portugal adjudicou a construção deste último troço da Variante à EN14 à empresa Gabriel Couto, que subcontratou a ConstruGomes para executar a ponte. O contrato, assinado em janeiro, prevê um investimento de 12,55 milhões de euros e um prazo de 600 dias para a conclusão.
A conclusão desta variante tem como objetivo principal resolver os problemas de mobilidade no centro da Trofa, melhorando o acesso ao Hospital da Trofa e à estação ferroviária local. Esta nova infraestrutura também reduzirá os tempos de viagem para as zonas industriais e comerciais da região.
A Variante à EN14 visa otimizar a circulação, eliminando os congestionamentos no centro urbano da Trofa e facilitando a ligação entre as diferentes áreas do concelho e distritos.