Philips

Esta noite há “Lua de Morango” no céu

Esta noite há

Esta noite vai ser possível ver uma “lua de morango”, que é também a primeira superlua do ano. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) afirma que o fenómeno será mais visível por volta das 23h22 desta terça-feira, dia 14, pois é nesse momento que a Lua cheia vai estar mais próxima da Terra. 

O Observatório esclarece que uma superlua significa que “o instante de Lua cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais isto significa que a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas”.

A fase de Lua cheia teve início às 11h22 desta terça-feira, sendo que o fenómeno estará mais visível em Portugal por volta das 23h22, momento em que o satélite natural da Terra estará a uma distância de aproximadamente 357.432 quilómetros.

Segundo a plataforma o Space.com, a superlua é ligeiramente maior do que uma Lua cheia normal e até 30% mais brilhante.

O fenómeno que acontece esta noite será uma “lua de morango”, tal como apelidam os especialistas norte-americanos. Esta designação é explicada pelo facto de o mês de junho ter sido a época de colheita de morangos para as tribos nativas americanas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes