Refira-se que os três projetos com maior potencial de impacto no mercado receberão uma contribuição financeira e apoio à aceleração e ao crescimento empresarial num valor superior a 50.000 euros, sendo que o vencedor receberá 20.000 euros e o primeiro e segundo finalistas 10.000 e 5.000 euros, respetivamente. De mencionar ainda o suporte para o crescimento e consolidação do projeto com contributos em serviços no valor de 15.000 euros.
Promovido pela InnoEnergy, o programa tem entre os parceiros nacionais a Câmara do Porto e o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, através do ScaleUp Porto, estratégia para um ecossistema de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
O público alvo
A iniciativa é dirigida a qualquer empreendedor (doutorado, investigador ou profissional) com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial que queiram empreender no setor das energias limpas.
Os interessados podem candidatar-se com soluções que se enquadrem nos seguintes desafios: automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infraestruturas para a mobilidade sustentável (VE+GNV) ou realidade virtual e aumentada para infraestruturas energéticas.
Serão selecionados um máximo de 15 projetos relacionados com as seguintes temáticas: IoT & AI energia; Eficiência energética; Smart Cities, Energias renováveis; Mobilidade sustentável; Smart grids; e Cibersegurança & blockchain na energia.
O suporte aos candidatos
Os custos de viagem e alojamento nas cidades onde se irá desenvolver o programa estão cobertos pela organização. Os participantes vão dispor ainda de um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, assim como acesso ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa, para a realização de workshops.
Os participantes na iniciativa – que encerra em junho – passam também a estar elegíveis para o programa de investimento da InnoEnergy.
As inscrições para participação no programa entre outras informações podem ser consultadas no link http://www.cleantechcamp.com/pt-pt/.