
São 14 os filmes em estreia nacional que integram a Competição Internacional do Porto/Post/Doc, a decorrer entre 24 de novembro a 2 de dezembro na Invicta. A seleção oficial do festival inclui filmes de realizadores já conhecidos como Sergei Loznitsa, com “Donbass”, um retrato de tempos sombrios naquela região entre a Rússia e a Ucrânia, mas também muitos regressos.
Depois de “Under The Sun”, Vitaly Mansky chega ao Porto/Post/Doc com “Putin’s Witnesses”, um documentário sobre o líder russo filmado a partir de dentro; os ventos asiáticos trazem-nos de volta Nicole Vogele com “Closing Time”; os ventos de África trazem “Hamada”, do galego Eloy Dominguez Serén, e os ventos transatlânticos trazem “Obscuro Barroco”, da também repetente Evangelia Kranioti. “Sobre Tudo Sobre Nada”, de Dídio Pestana, e “Hálito Azul”, de Rodrigo Areias, são os representantes em português na competição internacional. A seleção abarca ainda “A Family Tour”, de Ying Liang, “Becoming Animal”, de Emma Davie e Peter Mettler, “Bisbee ’17”, de Robert Greene, “Central Airport”, de Karim Aïnouz, “Fausto”, de Andrea Bussmann, “Kamagasaki Cauldron War”, de Leo Sato, e “Tremor”, de Annik Leroy.
Refira-se que o festival dedica ainda uma secção não-competitiva ao cinema falado em português que inclui “Terra Franca”, de Leonor Teles, “Extinction”, de Salomé Lamas, “Sombra Luminosa”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, “Deux, Trois Fois Branco”, de Boris Nicot, “On Remote Places”, de Rui Manuel Vieira, e ainda “O Laboratório”, do mesmo realizador em parceria com Fernando José Pereira. Na mesma secção, destaque para as estreias de “Judenrein” e “Levantados do Chão”, de Daniel Blaufuks, “Portugal Tem Lata”, de Rui Pregal da Cunha, e ainda “Geni”, de Luís Vieira Campos. “Ainda no plano da cinematografia nacional, o Porto/Post/Doc 2018 integrará uma competição de Cinema Novo, com primeiras obras de jovens realizadores, e dois showcases de trabalhos de alunos do ESMAD e Soares dos Reis”, revela nota enviada às redações.
Já a cerimónia de abertura está marcada para 24 de novembro com a exibição única de “Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football”, de Louis Myles, no Cinema Trindade. A cerimónia de entrega de prémios fica entregue a Prince com “Sign O’ The Times” e a de encerramento a “Matangi/MAYA/M.I.A.”, de Steve Loveridge. Dentro das sessões especiais, destaque ainda para “Sarapanta”, documentário sobre auroras boreais rodado no Alasca e realizado pelo português Cristiano Saturno, que será exibido no Planetário do Porto, e às exibições únicas de “Graves Without a Name”, de Rithy Pan, “Welcome to Sodom”, de Christian Krönes e Florian Weigensamer, “A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos”, de Aya Koretzky, e “Riddles of Sphinx”, de Laura Mulvey e Peter Wollen.
No total são cerca de 130 filmes que vão ocupar o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Cinema Passos Manuel, o Cinema Trindade e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. A programação do Porto/Post/Doc integrará ainda três focos centrados na obra da dupla Reis/Cordeiro, Matías Piñeiro e Chris Petit, um ciclo especial realizado em parceria com o DokuFest que olha a produção cinematográfica recente do Kosovo, um painel de conversas que, ao longo de três dias, explorará o tema Ficções do Real (Fórum do Real), sessões de cinema para famílias, concertos e festas especiais que prometem levar o cinema também à pista de dança.