PUB
Galiza3

Esta exposição (grátis) no Porto arrancou hoje e tem centenas de obras de arte

Esta exposição (grátis) no Porto arrancou hoje e tem centenas de obras de arte

Na cidade do Porto, mais concretamente no edifício Abel Salazar, vai haver uma nova exposição gratuita para apreciar, a partir desta terça-feira, 11 de fevereiro. A mesma está patente até ao final de maio de 2025 e chama-se “Aula do Visível”. Resulta de uma parceria da Universidade do Porto (UP) com a Fundação Ilídio Pinho.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a exposição mostra centenas de obras de arte moderna e contemporânea, que acompanham a arte portuguesa, desde o século XIX até aos dias de hoje.

No entender da vice-reitora para a Cultura da UP, Fátima Vieira, esta exposição consegue dar à “comunidade académica e ao país uma autêntica aula sobre a forma pouco linear como a produção artística nacional evoluiu em 145 anos”.

No local, encontram-se presentes inúmeras obras de pintura, escultura e fotografia, que remontam até ao ano de 1880. Como salienta a Universidade do Porto, num comunicado oficial, a exposição irá vincar a evolução da arte portuguesa, ao longo do período em questão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a mesma fonte de informação, a exposição vai ter dois núcleos especiais, dedicados a dois nomes ilustres: Vieira da Silva e Amadeo de Souza-Cardoso. Cada um destes teve particular relevância na arte portuguesa do século XX.

Ainda assim, há outras figuras emblemáticas da arte atual em Portugal, que também irão merecer destaque na exposição. Dos vários nomes em destaque, podemos referir, por exemplo: Almada Negreiros, Sarah Affonso, Júlio Resende ou Paula Rego.

A inauguração oficial de “Aula do Visível” acontece já esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, no edifício Abel Salazar. Nunca é demais reforçar que a entrada é livre, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h30.

Fotografia: DR – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer