A National Geographic revelou a nova edição do relatório “Best of The World”, no qual são destacados os destinos que vale a pena conhecer no próximo ano. Nesta seleção composta por 26 locais internacionais, Portugal marca presença com Guimarães, que surge na 19.ª posição.
A escolha resulta da avaliação feita por especialistas da publicação — entre exploradores, fotógrafos e editores — que, anualmente, identificam cidades de diferentes continentes, como Rio de Janeiro ou Pequim (via Observador).
No texto dedicado a Guimarães, a fotógrafa Renata Haidle descreve a cidade como um exemplo de equilíbrio entre o passado e o presente, afirmando que “mostra como uma cidade medieval pode evoluir para um centro urbano moderno sem perder o seu caráter”.
A autora sublinha ainda o reconhecimento europeu: Guimarães foi “nomeada Capital Verde Europeia para 2026 pela Comissão Europeia”, salientando os esforços locais para “tem expandido ciclovias, adicionado espaços verdes e reduzido a poluição à medida que trabalha para a neutralidade carbónica até 2030”.
Entre os pontos de interesse que merecem a atenção de quem visita, Haidle menciona o Palácio dos Duques de Bragança, a Torre da Alfândega e o Castelo de Guimarães. Na vertente de alojamento e gastronomia, destaca espaços como a “Pousada Mosteiro Guimarães”, o “Cor de Tangerina”, e “A Cozinha”.
A autora realça também as tradições gastronómicas da região: as “tabernas oferecem petiscos ao lado de vinho verde ‘crocante’, que se originou na região de Minho, no norte de Portugal” e os “doces recheados com frangipane chamados jesuítas são um delicioso lembrete da rica tradição católica da cidade”.