Revista Sabe Bem 63

Está a chegar o “Dia do Porto de Leixões”

Está a chegar o “Dia do Porto de Leixões”

O famoso “Dia do Porto de Leixões” está marcado para o segundo fim de semana de outubro, dias 9 e 10, com visitas ao Terminal de Cruzeiros e ao renascido Titan, que começou a ser restaurado no final do ano passado.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informa que o “Dia do Porto de Leixões” ficará “assinalado pela Cerimónia de Inauguração do TITAN. O Renascer.”

Além das visitas programadas, o evento, de acesso ao público, tem programadas, durante todo o fim de semana, “diversas atividades”, que contarão a “história da reconstrução do histórico guindaste do molhe sul” de Leixões.

Entre as propostas anunciadas estão “visitas livres ao Terminal de Cruzeiros, momentos musicais, uma exposição e entrega de prémios do Concurso de Fotografias “Sentir… Mais do que um porto!” e a entrega do Prémio Escolar da APDL aos melhores alunos do concelho de Matosinhos”. As atividades decorrerão no sábado, 9 de outubro, entre as 14h00 e as 19h00 e no domingo, dia 10, entre as 10h00 e as 17h00.

Recorde-se que o Titan é um grande guindaste de ferro, único em todo o mundo, que tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra e que permitiu a construção daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica e o maior porto artificial do país.

O projeto de restauração, orçado em cerca de dois milhões de euros, foi coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/marca-propria-pingo-doce/pingo-doce/sumo-fruit-love-100-fruta-espremida-uva-framboesa-cereja-pingo-doce-750ml/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-sumosamc&utm_campaign=onogoing

Viva! no Instagram. Siga-nos.