
A menos de três meses da segunda edição da Porto Design Biennale, que, na edição 2021, terá França como o país convidado, a organização revelou o nome dos curadores que integram o programa do país convidado.
Tratam-se dos curadores, investigadores e criadores Caroline Naphegyi e Sam Baron, que desenvolveram o programa em parceria com o Institut français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal.
Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, uma das promotoras do evento, os dois curadores têm trabalhado “na criação de pontes entre o design e outras disciplinas artísticas e académicas”, propondo “um diálogo transfronteiriço no programa francês da Porto Design Biennale, articulado com o tema geral proposto por Alastair Fuad-Luke”, curador geral do programa.
A Porto Design Biennale conta este ano com o tema “Alter-Realidades: Desenhar o presente” e pretende potenciar uma “reflexão dinâmica sobre a construção de um futuro «globalizado», com a sociedade, a academia, a indústria, as instituições e os agentes culturais.
A decorrer entre os dias 2 de junho e 25 de julho, o evento, promovido pelos municípios do Porto e Matosinhos, e organizado pelo centro de investigação da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), promete ser novamente um sucesso. A primeira edição, recorde-se, aconteceu em 2019.