PUB
Recheio Natal até 31-12-24

Esta casa muito famosa no Porto foi posta à venda: qual será o uso futuro?

Esta casa muito famosa no Porto foi posta à venda: qual será o uso futuro?

Colocada à venda por 3,8 milhões de euros, a casa onde nasceu Almeida Garrett, situada no Centro Histórico do Porto, aguarda um novo destino. Este imóvel, localizado no número 37 da Rua Doutor Barbosa de Castro, integra dois edifícios com um total de 1616 metros quadrados de área útil. Um medalhão na fachada identifica a morada como o local de nascimento do célebre escritor a 4 de fevereiro de 1799.

De acordo com o Porto Canal, após anos de incerteza e um incêndio que afetou o edifício em abril de 2019, o imóvel encontra-se agora no mercado. Desde então, não havia sido divulgada qualquer iniciativa de recuperação ou de preservação do espaço.

Contudo, a imobiliária Metro3, responsável pela venda, informa que o lote possui projetos previamente aprovados, incluindo um Pedido de Informação Prévia (PIP) que permite diferentes usos futuros: tanto a construção de apartamentos e espaços comerciais como a adaptação para um hotel de charme com 29 quartos e restaurante.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este edifício tem sido alvo de interesse, não só pela sua importância histórica, mas também pela sua localização privilegiada, próximo à Cadeia da Relação e ao Passeio das Virtudes. Em 2019, a Câmara do Porto tentou adquirir a propriedade para criar um polo do Museu do Liberalismo, mas as negociações não avançaram devido a divergências quanto ao valor pedido. A avaliação municipal dos três edifícios pretendidos para o projeto foi de 1,5 milhões de euros, enquanto o proprietário exigia 4 milhões.

O historiador Joel Cleto defende que o local deveria ser reabilitado como memória da figura de Almeida Garrett e dos 13 meses de cerco ao Porto, episódio marcante na história da cidade. Para este, a adaptação da casa para um espaço de homenagem a este período traria um enriquecimento cultural à cidade, que atualmente carece de locais museológicos dedicados a essa fase histórica. (via Porto Canal)

Hoje, a fachada do edifício, marcada pelo incêndio de 2019, mantém a memória deste espaço icónico para a cidade do Porto. Joel Cleto acredita que ainda é possível reabilitar o imóvel e criar ali um ponto de referência que celebre a herança de Almeida Garrett e a história do Porto.

Fotografia: Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem