A 41.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica do Porto (FITEI) decorre a partir desta terça-feira, dia 12, e até 22 de junho em vários palcos do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Felgueiras, subordinado à temática do Poder.
“Empoderamentos” é o tema escolhido para a edição de 2018 do FITEI, com a intenção de “criar um debate, uma reflexão sobre o poder e não condicionar os artistas”.
A programação dá particular destaque a quem “normalmente não tem poder”, seja “a mulher, as minorias étnicas, o pobre, o habitante do sul da Europa, o habitante do sul do mundo ou o indígena”.
Workshops, conferências, concertos, poesia, lançamentos de livros, dança e muito teatro são algumas das atividades previstas para esta edição do FITEI. Os espetáculos vão realizar-se em várias salas das cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Felgueiras e Viana do Castelo.
De mencionar ainda que haverá espetáculos nacionais, mas também do Brasil, Argentina, México, Espanha, Cabo Verde e Chile. Entre os portugueses, referência para a estreia de quatro mulheres encenadoras/criadoras: Sara Barros Leitão, Ana Luena, Raquel S. e Diana de Sousa, bem como para a nova obra de Victor Hugo Marques,” Margem” e para Marco Martins, com a obra “Provisional Figures: Great Yarmouth”.
“Caranguejo Overdrive” de Aquela Companhia, do Brasil; “Mendoza” de Los Colochos, do México; “A House In Ásia” dos catalães Agrupación Señor Serrano, “Correo” da chilena Paula Aros Gho, “Altíssimo” do Pernanbucano Pedro Vilela, a residência “Yo Escribo. Vos Dibujás”, no regresso de Federico León, da Argentina, são alguns dos atrativos internacionais para o certame deste ano.