Sogrape

Está aí a Queima das Fitas do Porto!

Está aí a Queima das Fitas do Porto!

O arranque da festa dos estudantes da academia portuense está marcado para a madrugada de domingo, 5 de maio, com a Monumental Serenata. Como é habitual, o desfile dos estudantes pela baixa do Porto acontece na terça-feira, dia 7.

De 5 a 12 de maio, são várias as iniciativas dirigidas aos universitários, às suas famílias e à população em geral.

Como é habitual, a Queima das Fitas do Porto começa com a Monumental Serenata (às 00h01 de domingo) e pela Missa da Bênção das Pastas (às 11h também de domingo), que este ano regressam à Avenida dos Aliados.

Já na terça-feira, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o Cortejo Académico da Queima das Fitas do Porto vai começar no Palácio da Justiça (em frente ao Jardim da Cordoaria). A tribuna ficará localizada em frente aos Paços do Concelho, na Praça do General Humberto Delgado.

Mas a festa vai ser feita todas as noites no Queimódromo, no Parque da Cidade. O artista português Rui Veloso atua na noite da Monumental Serenata. A banda 100aura abre o palco principal, às 00h01.

Também David Carreira está de volta ao palco da Queima das Fitas, naquela que será a segunda noite da grande festa. A fazer-lhe companhia vai estar Deejay Telio. Mundo Segundo e Sam the Kid vão subir juntos ao palco da Queima das Fitas no dia 6 de maio, segunda-feira, no mesmo dia em que atua Richie Campbell. Nesse dia, são os Dirty Sound Boys que abrem o palco no dia destinado aos DJ. Quim Barreiros e os Insert Coin são os artistas que vão pisar o palco do Queimódromo na noite de 7 de maio, terça-feira. David Fonseca e Wet Bed Gang estão confirmados para a noite de quarta-feira.  Os Dj Mastiksoul e Lost Frequencies são os convidados para a noite de quinta-feira, 9 de maio. Mas a festa começa, pelas 22h, como os Dirty Sound Boys, vencedores do VI Concurso de DJs.

Na noite seguinte, sexta-feira, 10 de maio, seguem-se Jimmy P e Gabriel o Pensador. Dead Combo, WAZE e Eva Simons são os artistas que pisam o palco do Queimódromo no último dia.

Transportes nas noites da Queima

Durante as noites de festa da academia portuense – de 4 a 12 de maio -, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai disponibilizar o serviço contínuo em autocarros de grande capacidade, com percursos estabelecidos entre a Rua do Bolhão e o Queimódromo, bem como entre o Hospital de São João e o Queimódromo.

O serviço destina-se à comunidade estudantil e o acesso é gratuito. “Relativamente aos horários dos Vaivéns, as partidas terão lugar desde as 22h até às 7h da manhã, exceção feita à noite inicial (a da Serenata), na qual terão início à meia-noite. O intervalo entre as saídas está dependente da afluência nas paragens estimando-se, no entanto, que estas ocorram com períodos de 5 a 20 minutos”, informa a STCP.

Ainda de acordo com a empresa, algumas linhas regulares da rede serão prolongadas até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos, aplicando-se nestas linhas o tarifário em vigor na rede da STCP.

Já as linhas 200 e 205 também vão começar a recolher passageiros mais cedo do que em horário normal: “a linha 200 receberá passageiros entre as 6h e as 7h da manhã junto ao Queimódromo” e a “linha 205 assegurará a entrada de passageiros ao início da manhã”.

Também a Metro do Porto montou uma operação especial Queima das Fitas.

As linhas Azul (Estádio do Dragão – Senhor de Matosinhos) e Amarela (Hospital São João – Santo Ovídio) vão circular durante 24 horas nas noites da Serenata (de sábado para domingo) e do Cortejo (de terça para quarta-feira). A Linha Azul terá, contudo, um percurso mais curto, nestas madrugadas, entre as 03h00 e as 05h00, circulando o metro apenas entre as estações da Trindade e Câmara de Matosinhos.

Nas  restantes noites da Queima das Fitas, ambas as linhas (Azul e Amarela) vão arrancar mais cedo. A Linha Azul vai estar aberta a partir das 05h00, na ligação Câmara de Matosinhos e Trindade, mas após as 06h00 é retomada a operação em toda a linha. Já a Linha Amarela vai iniciar 30 minutos mais cedo que o normal, com partidas em ambos os sentidos, às 05h30 e às 05h45, da Estação da Trindade.

Também a CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta com 4.500 lugares adicionais durante esta semana. Será ainda disponibilizada uma tarifa especial de dois euros, na compra das viagens de ida e volta dos comboios urbanos do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes