
O Porto continua a ser o distrito do país que os empreendedores e empresários de franchising consideram prioritário para a expansão das suas redes. A Invicta foi apontada como destino preferencial por 56,7% dos conceitos participantes no 23º Censo do Franchising. No contexto que evidencia a importância da região para o setor, a cidade volta a ser palco do maior evento de franchising do norte do país: o Porto Franchise realiza-se no dia 20 de setembro, na Alfândega do Porto, com a presença de mais de vinte setores de atividade.
“Aliás, a região norte é a que, em Portugal Continental, os empresários reconhecem maior potencialidade, reunindo Braga 50,5% das preferências, seguindo-se Vila Real com 46,2%, Viana do Castelo com 42,9% e Bragança com 39%”, revela nota enviada às redações.
O Porto Franchise assume-se como “o palco da revelação de novas soluções e tendências do franchising e uma peça determinante para a dinamização económica da região norte do país, potenciando anualmente o negócio entre marcas e potenciais franchisados”, acrescenta a mesma nota.
O encontro, que contará com oito horas non stop de interação entre empresários e empreendedores, uma área alargada de exposição de conceitos de franchising e conferências com marcas e especialistas, acontece poucos meses após a divulgação das conclusões do 23º Censo do Franchising, que, à semelhança do Porto Franchise, é também da responsabilidade do Grupo IFE by Abilways.
Segundo o documento, em 2017, o setor do franchising registou um crescimento nos principais indicadores de atividade, nomeadamente no volume de negócios que foi 324 milhões de euros superior ao do ano anterior. Com 610 marcas a operar em Portugal – 40 das quais estrearam-se no ano passado no nosso país –, o setor representa 2,84% do PIB nacional.
Voltando a superar expetativas, o Porto Franchise conta este ano com a presença de mais de 20 setores de atividade como agências imobiliárias; bombas de gasolina, clínicas de estética, formação e ensino, gestão de condomínios, ginásios, loja de crianças, obras e remodelações ou oficinas.
Neste momento, estão confirmadas as participações de 50 marcas como Action Coach, Agriloja, Allcan, Best Travel, Body Concept ou Branquia.