Quem passar pelo Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, já consegue visualizar os trabalhos de construção do parque “Volta ao Mundo em 80 Dias”, que integra o conjunto de 12 parques temáticos que o município terá no futuro.
Em comunicado, a Câmara Municipal, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, destaca que o parque “está a ganhar forma” e recorda que vai incluir “dois equipamentos lúdicos e escultóricos, nomeadamente um balão gigante e um avião, sendo este recriado com base no romance de Júlio Verne, como se o mesmo tivesse sido escrito nos séculos XVIII e XX, com enigmas que levarão os usuários reconhecer a narrativa da história original”.
Resultante de um investimento de 860 mil euros, o parque “Volta ao Mundo em 80 dias” pretende mostrar a miúdos e graúdos que os “sonhos se realizam quando embarcamos num veículo feito de persistência e coragem”.
Recorde-se que na última semana a autarquia revelou também que os parques “Pinóquio” e “Abelha Maia” são “sonhos mais perto da realidade” e que vão avançar por ajuste direto, com um valor estimado de 412 mil euros e 531 mil euros, respetivamente.
Com a criação desta rede de parques temáticos, Vila Nova de Gaia pretende despertar a curiosidade dos espectadores para a leitura de cada uma das histórias ou temas ou mesmo para um “ensinamento de vida” e, simultaneamente, “estimular a interação multigeracional, com acessibilidades para todos, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores e satisfazendo as necessidades de recreio e de lazer de crianças e respetivas famílias”.
Artigos relacionados