PUB
recheio 2025 2º

Está a chegar a Queima das Fitas do Porto

Está a chegar a Queima das Fitas do Porto

A grande festa dos estudantes da Academia do Porto decorre este ano entre 6 e 12 de maio.

Como é habitual, a Queima arranca na madrugada (00h01) de domingo, 6 de maio, com a Monumental Serenata na Cordoaria. De recordar que este ano, devido à possibilidade de o FC Porto poder ser campeão nacional de futebol no sábado, a Federação Académica do Porto decidiu alterar o local da Monumental Serenata da Avenida dos Aliados para o largo junto à Cadeia da Relação, na Cordoaria. No resto do dia, pelas 10h01, a Cordoaria acolhe a Missa da Bênção das Pastas e, pela noite (21h31), decorre o XXI Encontro de Coros da Academia do Porto, com entrada gratuita, no Teatro Sá da Bandeira.

A partir das 14h01 de segunda-feira comemora-se o Dia da Beneficência por toda a cidade. À noite (21h01), as celebrações mudam-se para a Casa da Música, palco do habitual Concerto Promenade. O bilhete custa 5 euros.

O desfile dos estudantes na baixa da Invicta é o grande destaque da terça-feira, dia 8. Com início às 14h01, o Cortejo Académico vai fazer com os estudantes dêem uso às cartolas, às bengalas e ao orgulho em pertencer às suas faculdades.

Este ano, o cortejo vai ser encurtado em cerca de 600 metros. Por norma, o percurso começa na Rua da Restauração, mas este ano vai começar no Palácio da Justiça (em frente ao Jardim da Cordoaria).

Para além de zelar pela segurança, a organização pretende manter desimpedidos os acessos às urgências do Hospital de Santo António, melhorar a mobilidade na cidade e diminuir os condicionamentos de trânsito.

Para quarta-feira, dia 9, a partir das 20h31, no Teatro Sá da Bandeira, está agendado o XXXI Festival Ibérico de Tunas Académicas. E um dia depois, será palco do Sarau Cultural, marcado para as 21h01 e com entrada livre.

Os estudantes finalistas vão ainda ter uma atividade especial. Na sexta-feira, dia 11, a Quinta de Santo António recebe um Baile de Gala para comemorar o último ano do curso. O último dia da semana académica fica marcado por um Rally Paper, às 14h01, e pelo Chá Dançante, prioritariamente, destinado aos estudantes inscritos no penúltimo ano do curso, na Quinta de Santo António, pelas 17h01.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este ano, a Queima das Fitas do Porto tem um “Sê-lo Verde”, fruto dos esforços da Federação Académica do Porto para uma organização mais sustentável. A título de exemplo, as Noites da Queima, no Queimódromo, vão utilizar, pela primeira vez, copos reutilizáveis.

A Queima das Fitas do Porto é, segundo a organização, “a segunda maior festa da cidade do Porto e a maior festa Académica do País”.

Noites da Queima

A 40.ª edição da Queima das Fitas do Porto abre este ano com o concerto do brasileiro Seu Jorge, terminando no sábado, dia 12, com Dizzee Rasca.

O evento propõe para a noite de domingo para segunda-feira no Queimódromo os concertos de Capitão Fausto e Diogo Piçarra e a partir das 22h de segunda-feira, dia 7 de maio, sobem ao palco Blaya e Matias Damásio.

Terça-feira, dia de cortejo dos alunos pelas ruas da cidade do Porto, é o dia para os músicos Quim Barreiros e Rosinha atuarem no palco do Queimódromo. Na quarta-feira sobem ao palco Jojo Todinho e Calema.

Jay Hardway, Headhunterz (10 de maio), Valas, Xutos e Pontapés (11 de maio) e Wet Beg Gang e Dizzee Rasca (12 de maio), encerram a programação musical do evento.

O preço do passe geral é de 56 euros e os ingressos diários variam entre oito e os 12,5 euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão