
Depois de três edições em Lisboa, a Food Week chega, finalmente, ao norte do país! De 21 a 30 de março, a cidade acolhe a primeira edição da Porto Food Week, o evento que desafia uma semana intensa de experiências gastronómicas que incluem desde rotas especiais, jantares temáticos e até mesmo um fórum para se “pensar a cozinha”.
O jantar de partida é dado no Restaurante Oficina pelo chef Marco Gomes que, com a ajuda de cinco chefes amigos, vai servir um jantar dedicado à cabidela. Helena Ventura, Ricardo Nogueira, Vítor Adão, Rui Martins e Leonor de Sousa Bastos são os convidados que estarão na cozinha a preparar as várias versões deste prato, com sugestões muito dispares que vão desde coelho, leitão, borrego e javali.
No dia seguinte, os chefes Hélio Loureiro e Adozinda Gonçalves celebram “a mesa do Porto” no Restaurante Soundwich, numa noite em que se enaltece, também, a gastronomia francesa no Restaurante Antiqvvm, pelas mãos do chef Vítor Matos.
Além destes jantares que acontecem, diariamente, desde a abertura do festival, estão, também, previstas algumas rotas por algumas das tascas mais antigas e simbólicas da cidade do Porto. A primeira acontece logo no dia 23 de março e tem paragens marcadas na Cervejaria Gazela, Xico Queijo, Fábrica Nortada, Conga e Casa Guedes.
Mas os doces também não ficaram esquecidos nesta semana dedicada à cultura gastronómica, razão pela qual, no dia 25, está prevista uma “after party” dedicada às rabanadas, no Restaurante Mito.
O evento termina no Pestana Palácio do Freixo com “baca na brasa”, um jantar onde o jovem cozinheiro Rui Martins convida dois nomes cimeiros da restauração tradicional para celebrar o fogo, a brasa e o bovino de excelência.
Saiba tudo sobre o programa do evento aqui.