Sogrape

Está a chegar a Noite Europeia dos Investigadores

Está a chegar a Noite Europeia dos Investigadores

“ScienceWars – May Science be with you!” é mote e tema para a iniciativa que vai decorrer no Centro Multimeios de Espinho no dia 27 de setembro e na Fundação de Serralves nos dias 28 e 29 de setembro. As atividades são gratuitas.

Ciência e diversão são os ingredientes de um conjunto diversificado de atividades gratuitas que incluem experiências, workshops, concursos, networking, conferências, espetáculos, animação e muito mais.

O evento deste ano tem como mote “ScienceWars – May Science be with you”. É este o ponto de partida para uma programação voltada para sustentabilidade, numa batalha intergaláltica contra o tempo, com a ajuda da ciência. O programa vem dar continuidade à edição de 2018, desafiando todos os participantes a tornarem-se num ScienceFighter e a ajudarem Luke ScienceWalker e os amigos a salvarem a sua galáxia.

Serão abordadas temáticas de I&D [investigação e desenvolvimento] essenciais para a sustentabilidade dos planetas – Saúde [Health], Alimentação [Food], Energia [Energy], Tecnologias de Informação e Comunicação [ICT] e Ambiente [Environment] – fazendo uma ligação com a saga StarWars e com o universo galáctico.

Os participantes são encorajados não só a interagir com investigadores de diferentes áreas científicas, mas também a tornarem-se investigadores por um dia. A Noite Europeia dos Investigadores pretende ainda sensibilizar para a importância da ciência, investigação e inovação; reconhecer o impacto da ciência e investigação na sociedade; celebrar a ciência e a investigação através de atividades lúdicas e educativas; e desconstruir estereótipos associados à ciência, à investigação e às suas profissões.

Participar em experiências com foguetões, robots, células mágicas de produção de energia a partir de elementos naturais e contacto com organismos que conseguem digerir plástico são algumas das atividades programadas.

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia desde 2005 sem fins lucrativos, com o objetivo de celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos através de um evento gratuito e aberto a todos.

Tome note:
Centro Multimeios de Espinho
27 setembro, 15h00 – 00h00
Fundação de Serralves
28-29 setembro, 10h00-19h00

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz