PUB
Santander fevereiro e março2

Esposende vai recuperar única escola secundária do município

A Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, vai ser recuperada e ampliada, estando a primeira fase da intervenção orçada em mais de 2,5 milhões de euros, informou o município, em comunicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o comunicado, a empreitada será financiada em 2,2 milhões de euros pelos fundos comunitários, assumindo o município e o Ministério da Educação, “a meias”, a contrapartida pública nacional, que ascende a mais de 300 mil euros.
O ministério transferirá para o município a verba que lhe cabe, em duas parcelas, em 2017 e 2018.
O município assumirá a posição de dono da obra, cabendo-lhe, nomeadamente, a elaboração dos projetos de arquitetura e de especialidade.
Esta obra chegou a estar prevista na quarta fase das intervenções definidas pela Administração Central, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, com um orçamento estimado de cerca de 14 milhões de euros, mas não chegou a ser executada, devido à suspensão da Parque Escolar.
Para o município, a verba de 2,2 milhões de euros agora desbloqueada é “manifestamente insuficiente”, pelo que foi decidido avançar com aquela que será a primeira fase de uma intervenção “abrangente e profunda”.
No comunicado, o município sublinha que aquela escola, ao longo dos seus 35 anos de existência, “nunca foi alvo de uma intervenção de fundo, apresentando sinais evidentes de degradação e de desgaste”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer