Entre a noite desta sexta-feira, 7 de junho, e o fim de terça-feira, 11 de junho, dia do feriado municipal dedicado ao Bom Jesus de Matosinhos, estima-se que os 200 mil metros quadrados do recinto das Festas do Senhor de Matosinhos acolham cerca de 840 mil pessoas. O número é apontado pelas autoridades policiais e de proteção civil, no âmbito de uma previsão que consta do Plano de Coordenação de Segurança preparado para aquela que é uma das maiores romarias do norte do país.
A programação do grande fim de semana inclui o espetáculo pirotécnico de sábado à noite, a procissão solene, os concertos de Blaya e dos GNR, acompanhados pela Banda de Matosinhos-Leça, a eucaristia presidida pelo bispo do Porto e o tradicional Fogo de Bonecos. Destaque, ainda, para a grande novidade do evento este ano, a primeira edição do Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos, que vai decorrer entre os dias 11 e 13 de junho, nos Paços do Concelho.
Concebido para celebrar a dispersão do culto do Senhor de Matosinhos, o congresso contará com a participação de especialistas portugueses, espanhóis, peruanos e brasileiros, estes últimos vindos, nomeadamente, do estado de Minas Gerais, onde existe um grande número de templos dedicados ao Bom Jesus de Matosinhos, sublinha o município. Durante a sessão, será, ainda, apresentada a terceira edição do livro “Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património”, do historiador Joel Cleto.
Este Congresso deverá passar a realizar-se alternadamente em Portugal e no Brasil, de forma a “valorizar o património e a fé disseminados pela diáspora portuguesa” assim como “dar corpo a um grande movimento transatlântico de preservação da história e da devoção comum ao Bom Jesus de Bouças”, lê-se na nota enviada.
Importante, ainda, referir que o Plano de Coordenação de Segurança dedicado às Festas do Senhor de Matosinhos, determinou a instalação de um posto de assistência pré-hospitalar e de transferências de eventuais vítimas de acidentes no recinto das festas, localizado na Casa da Juventude.
O programa completo da romaria pode ser consultado aqui.
Foto: Câmara Municipal de Matosinhos