
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) acolhe, nos dias 7 e 8 de setembro, uma conferência internacional que vai juntar especialistas em alterações climáticas.
O que são afinal as alterações climáticas? Estaremos a viver acima das possibilidades da Terra? Qual o impacto do CO2 no aquecimento global? A economia sustentável vai mudar o mundo? Estas são algumas das questões que serão abordadas na conferência “Basic Science of a Changing Climate: How Processes in the Sun, Atmosphere and Ocean Affect Weather and Climate”, que se realiza nos dias 7 e 8 de setembro, na FLUP.
O evento, organizado pelo Independent Committee on Geoethics (ICG), com apoio da Universidade do Porto, vai juntar alguns dos principais especialistas mundiais, para (des)construir algumas ideias sobre alterações climáticas. O primeiro dia é dedicado a temas como alterações climáticas e o estado do tempo, CO2 e efeito de estufa. O reconhecido meteorologista e dono da WeatherAction, Piers Corbyn, vai demonstrar que o clima extremo na Europa é “normal, já o tivemos antes”.
“Há 18 mil anos, tínhamos um clima completamente diferente do atual, com glaciares que chegavam à latitude de Londres. As causas que produziram essa variação não tiveram como base a atividade antrópica, já que a vida na Terra pouco influenciava o ambiente. Fala-se, hoje, de alterações climáticas, perante as quais é imperativa a redução das emissões de gases. No entanto, a verdade é que a emissão de CO2, que efectivamente resulta da combustão da matéria orgânica, ajuda na respiração da maior parte dos seres vivos. Ao contrário do que muitas vezes ouvimos, não é o CO2 que produz o aumento da temperatura. Mas é o aumento da temperatura, relacionado com causas naturais, que vai fazer com que o CO2 existente na água do mar seja libertado para a atmosfera aumentando aí a sua percentagem, que aliás é muito pequena: 400 partes por milhão”, salienta Maria da Assunção Araújo, professora na FLUP e responsável pela organização do congresso em Portugal, citada pelo portal de notícias da U.Porto.
A conferência vai contar também com a presença de Nils-Axel Mörner, investigador e professor sueco, que vai partilhar com os participantes os estudos que desenvolve, já desde os anos 70, sobre as alterações do nível do mar. Maria da Assunção Araújo e Pamela Matlack-Klein darão a perspetiva do nível do mar no território português. Participam ainda no encontro nomes como Michael Limburg, Francois Gervais, Christopher Monckton, Ray Garnett, Madhav Khandekar, Edwin Berry, Karl Zeller e Ned Nikolov, entre muitos outros.
O segundo dia do congresso é dedicado a compreender o que está na base das alterações climáticas e se são os seres humanos que estão a causar estas mudanças. Autores como Thomas Wysmuller, Benoit Rittaud, Conor McMenemie, entre outros, são alguns dos convidados para o dia 8 de setembro.