
A empresa pública espanhola Adif, equivalente à IP – Infraestruturas de Portugal, lançou, na semana passada, o concurso para as primeiras obras de eletrificação do troço ferroviário, do lado espanhol, entre Vigo e o Porto, revela o Jornal Económico.
De acordo com uma notícia do ‘Faro de Vigo’, citada pelo “Económico”, o concurso foi lançado por um preço base de 5,6 milhões de euros, incluindo IVA, e o prazo para execução desta obra é de um ano e meio, pelo que os trabalhos só deverão estar concluídos em meados de 2020.
O mesmo jornal galego refere que trata-se da primeira obra entre as diversas intervenções pendentes para concretizar o projeto de modernização de oito quilómetros de linha ferroviária em solo espanhol, acrescentando que ainda falta avançar com intervenções na catenária e nas redes de telecomunicações para concluir a melhoria deste traçado.
Refira-se que o concurso foi lançado um dia depois de um grupo de deputados espanhóis e portugueses se terem encontrado no VII Fórum Parlamentar luso-espanhol, uma iniciativa que serviu para preparar a próxima cimeira ibérica, que irá decorrer em Valladolid, esta quarta-feira, dia 21, entre António Costa e Pedro Sánchez.
“Os deputados de ambos os países insistiram na necessidade de resgatar o projeto do AVE [alta velocidade ferroviária] entre Vigo e o Porto e cumprir os compromissos assumidos por ambos os Estados para modernizar as duas linhas férreas, entre as quais se encontra o comboio que faz atualmente a ligação entre as estações de Guixar [Galiza] e Campanhã”, assegura a reportagem do ‘Faro de Vigo’.