PUB
sANTANDER

Espaços públicos de Matosinhos vão ter desfibrilhadores e carros operacionais

Espaços públicos de Matosinhos vão ter desfibrilhadores e carros operacionais

No âmbito do projeto “Matosinhos Município Cardioprotegido”, a autarquia vai instalar desfibriladores em espaços públicos como Casa da Arquitetura, edifício dos Paços do Concelho, piscinas de Matosinhos e da Senhora da Hora, mercado municipal e viaturas da proteção civil e polícia municipal.

Segundo revela o Sapo, a Câmara Municipal de Matosinhos vai instalar, numa primeira fase, 15 desfibrilhadores em espaços públicos e viaturas operacionais da proteção civil com o objetivo de aumentar a probabilidade de sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitetura, edifício do Gabinete de Segurança e Proteção Civil, Centro de Desportos e Congressos, viaturas do SSB (Sistema de Salvamento Balnear), marginais de Matosinhos e de Leça da Palmeira, piscina de Matosinhos e da Senhora da Hora, mercado municipal, duas viaturas da polícia municipal e uma da proteção civil são os locais onde vão ser instalados os aparelhos. No entanto, o projeto poderá ser alargado a espaços privados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A medida é fruto de um protocolo de cooperação entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), avança o Sapo 24.

Na reunião pública do executivo municipal desta terça-feira, o vereador dos Transportes e da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, destacou o “grande significado” desta medida, adiantando que em 2018 a equipa de salvamento balnear de Matosinhos socorreu 20 pessoas no mar e 38 em terra.

O vereador do PSD, Jorge Magalhães, considera que a instalação destes equipamentos é a “diferença entre a vida e a morte” e sugeriu o seu alargamento a mais áreas do concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer