
A escultura “ASA”, de Zulmiro Carvalho, está de volta ao seu local de origem, o largo da Rua de São Francisco, na Ribeira do Porto. A obra havia sido retirada daquele local em 2011.
Com cerca de quatro metros de altura e encimada por uma grande aba (asa), esta peça vem integrar o Programa de Arte Pública que a Câmara do Porto lançou em fevereiro de 2015, e que espalhou já pela cidade obras de Dalila Gonçalves, João Louro, Fernando Lanhas, Alberto Carneiro ou Julião Sarmento.
“Fiquei muito contente com esta reposição”, referiu o escultor Zulmiro Carvalho, presente na (re) inauguração.
O presidente da Câmara, Rui Moreira, destacou a importância da escultura para a cidade do Porto: “É uma peça de arte pública essencial para a cidade e se nós estamos a fazer e a encomendar outras parecia mal que não recuperássemos aquelas que tinham sido destruídas”.
“A cidade do Porto, ao longo de muitos séculos, tem demonstrado que quando é preciso nunca esquece aquilo que é o seu património, se algum dia alguém voltar a retirar esta estátua ela voltará cá”, acrescentou autarca.
De referir que, “por razões desconhecidas, a obra foi retirada do espaço público pouco tempo após a sua inauguração”, explica o portal de notícias da Câmara do Porto, acrescentando que a escultura foi “armazenada em condições que a danificaram profundamente e de forma praticamente irrecuperável, situação que Rui Moreira conseguiu reverter com o forte empenho do próprio artista e do Museu Nacional da Imprensa”.
A escultura regressa agora com uma estrutura que garante um envelhecimento mais homogéneo.
A peça foi criada no seguimento do Porto Cartoon World Festival, em 2010. Zulmiro Carvalho foi desafiado a reinterpretar o projeto vencedor do polaco Jerzy Gluszek com o desenho “In the air tonight”, que representava uma mulher a engomar numa das asas de um avião que lhe tinha entrado pela janela de sua casa.
Rui Moreira avançou ainda que em breve serão apresentados novos projetos que enriquecerão mais o mapa de Arte Pública do Porto.