O Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) vai marcar “presença digital” na próxima edição da World Education Summit, a maior conferência internacional de educação, sendo a única representante portuguesa a participar.
No evento, que decorre entre os dias 22 e 25 de março, o CLIP vai “apresentar o projecto Hackathon, uma iniciativa de vanguarda pedagógica que se tem vindo a realizar anualmente em conjunto com os alunos”, adiantou, em comunicado enviado à VIVA!.
Para Isabel Morgado, reitora do CLIP, a participação nesta conferência tem uma importância especial. “Reforça a posição do CLIP como um centro de ensino e aprendizagem de excelência, que alia os programas académicos de Inglaterra e da Universidade de Cambridge a métodos de aprendizagem focados no desenvolvimento de competências-chave”, sublinha.
De acordo com a responsável, os métodos em causa “defendem que os alunos devem trabalhar competências transversais como a inteligência emocional, a criatividade, o pensamento crítico, a adaptabilidade, a resiliência, o trabalho em equipa, a comunicação e a liderança aplicadas em contextos do mercado de trabalho”.
Entre os temas que serão abordados na World Education Summit estão o ensino, a aprendizagem, a inovação e estratégias de liderança relevantes para a evolução do sistema educacional.
“Será uma experiência de desenvolvimento profissional único e que irá reforçar o caminho de inovação pedagógica feito até à data”, considera o CLIP, que reúne alunos e professores de mais de 50 nacionalidades e culturas.