
Conforme avança a Câmara do Porto, no seu site de notícias oficial, foi no final do mês passado que arrancaram os trabalhos que irão transformar a Escola Básica da Ponte, situada num edifício com raízes no século XVIII.
Esta fica na Rua de Tânger, na freguesia de Lordelo do Ouro, sendo que o espaço, que já foi uma habitação familiar antes de se converter em escola, é hoje frequentado por cerca de 150 crianças do 1.º ciclo.
A intervenção vai além de simples melhorias: está planeada uma reorganização completa dos ambientes interiores e exteriores, com especial atenção ao número e à funcionalidade das salas de aula.
Para além disso, será construída uma nova área que incluirá uma biblioteca e uma sala polivalente. O topo deste novo bloco terá uma horta biológica, promovendo-se assim o contacto dos alunos com a natureza.
Também o recreio será alvo de melhorias: mais bancos, mesas, bebedouros e papeleiras serão distribuídos pelo espaço. O solo será substituído por um pavimento com melhor drenagem, e o campo de futebol terá, finalmente, relva sintética. Uma parede de escalada será ainda instalada, aumentando assim o leque de atividades para fazer ao ar livre.
Responsável pela empreitada, a empresa municipal GO Porto tem um prazo de um ano para concluir a obra, que foi adjudicada em cerca de 1,5 milhões de euros.