
É já no final deste mês de abril que a Escola Básica da Ponte, na zona da Boavista, no Porto, vai entrar em obras. Estima-se que os trabalhos fiquem concluídas em 2026, num investimento que ronda os 1,5 milhões de euros.
Recorde-se que, por alturas do século XVIII, esta escola chegou a ser uma antiga residência familiar. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), os trabalhos vão ser de requalificação e ampliação. A apresentação do projeto aconteceu nas últimas horas.
O que sabemos sobre a obra?
Nesta fase, sabemos que as obras vão englobar a criação de uma sala polivalente e de uma biblioteca. Segundo a mesma fonte de informação, estas vão ser concebidas na zona de ampliação da escola.
A Câmara do Porto revela ainda que, na Escola Básica da Ponte, vai nascer uma nova horta pedagógica. Para além disso, a empreitada ainda vai ter em conta a reconfiguração das salas de aula, assim como a colocação de “bancos, mesas, bebedouros e papeleiras” na zona do recreio.
Ainda no recreio, importa dizer que “o pavimento será substituído por uma superfície drenante”. Já nos campos de jogos, haverá lugar à colocação de relva sintética, assim como de um bloco de escalada para os alunos usarem.
No momento de apresentação do projeto, esteve presente Rui Moreira. O líder da autarquia portuense referiu que “a requalificação da Escola Básica da Ponte insere-se no esforço do Município para melhorar o parque escolar da cidade”, o qual “é, hoje, composto maioritariamente por escolas modernas, com boas condições infraestruturais, muito cómodas e bem equipadas”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara do Porto aproveita ainda para salientar que, só nos últimos 10 anos, o município investiu perto de 75 milhões de euros em escolas da cidade.