PUB
CIN - Branco Perfeito

Escola do Marco de Canaveses ensaia cruzamento de raças de porcos para produzir presunto

Escola do Marco de Canaveses ensaia cruzamento de raças de porcos para produzir presunto
O cruzamento de animais de raças suínas está a ser feito por um grupo de alunos e professores da Escola de Agricultura do Marco de Canaveses para a criação de um animal certificado para produções do Tâmega e Sousa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto, em desenvolvimento há cerca de um ano, tem como objetivo a criação de um animal que será 50% de raça bísara e 50% de raça ‘Pietrain’ ou ‘Duroc’, explicou Bento Rocha, professor da escola. A instituição de ensino foi abordada pela Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa sobre a possibilidade de produção de um tipo porco que será utilizado pelos criadores ligados à confraria.
“O objetivo é conseguir um animal com menos camada de gordura entre o músculo e a pele, que dará um presunto menos gordo”, adiantou o docente envolvido no projeto, juntamente com alunos do último ano do curso Técnico de Produção Agrária. Bento Rocha explicou que as fêmeas são emprenhadas pelo método tradicional ou por inseminação artificial.
“Já temos resultados de vários cruzamentos que estão em engorda”, assinalou, explicando que, após o abate dos animais e a preparação do presunto em fumeiro tradicional, será possível perceber qual o melhor cruzamento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil