Recheio 2023

Escadas rolantes de Miragaia já funcionam

Escadas rolantes de Miragaia já funcionam

Em funcionamento desde o passado sábado, 27 de junho, as escadas rolantes que ligam a zona de Miragaia à cota alta do centro da cidade do Porto são uma “ajuda extra” para os moradores locais.

As ligações mecanizadas na zona de Miragaia já são uma realidade. A intervenção teve arranque em maio de 2019 e encontra-se agora em pleno funcionamento.

O apoio mecanizado assistido nas Escadas do Monte dos Judeus funciona diariamente entre as 8h e as 21h e permite auxiliar a população envelhecida a deslocar-se, ligando o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade.

“Os moradores locais assumem-se satisfeitos, pois a dificuldade existente ao percorrer a pé esta subida íngreme já não constitui um problema”, salienta o Porto., acrescentando que a intervenção consistiu na introdução de escadas mecanizadas, de novas rampas de acesso e na recuperação de pavimento e estruturas pré-existentes.

O equipamento representa um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros e enquadra-se na estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados.

Trata-se do projeto “Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas – Miragaia”, concebido em três núcleos: Escadas das Sereias, Escadas do Monte dos Judeus e área adjacente, e zona circundante às Ruas de Cidral de Cima e de Cidral de Baixo.

O projeto, apresentado inicialmente em 2015 por Rui Moreira, teve por base um estudo que identificou mais dois pontos possíveis de ligação de cotas: o Jardim das Virtudes e os Jardins do Palácio de Cristal. Estes serão os próximos locais a ser intervencionados e a dispor também de apoios mecanizados, “permitindo resolver, na totalidade, a falta de ligações entre as duas cotas da cidade”, refere a autarquia.

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem