O elevado estado de degradação do equipamento projetado pelo Arq.º Manuel Fernandes de Sá no âmbito do “Porto 2001” obrigou a uma intervenção, agora concluída.
Já se encontram em pleno funcionamento as Escadas do Cais da Ribeira. A infraestrutura nunca tinha recebido obras de manutenção e “nos últimos tempos, devido ao seu uso intensivo e à ausência de manutenção periódica, apresentavam um elevado estado de degradação, tendo mesmo sido encerradas pela Proteção Civil Municipal para reparações de emergência”, explica o portal de notícias da Câmara do Porto.
O projeto de reabilitação profunda, bem como a criação de um Plano de Manutenção Periódica, foi desenvolvido pelos serviços municipais de Mobilidade e Transportes. A empreitada representou um investimento de cerca de 43 mil euros e foi conduzida pela empresa municipal GO Porto.
A autarquia salienta algumas das características arquitetónicas das Escadas, “nomeadamente uma largura confortável, um desenvolvimento suave e um piso aconchegante” que convidam portuenses e visitantes a “apreciar com tranquilidade a paisagem envolvente”.
Foto: Filipa Brito | CM Porto