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“Encontro Nacional de Consumo” marca 30 anos do CIAC de Gaia

Para celebrar os 30 do CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) vai decorrer esta terça e quarta-feira o Encontro Nacional de Consumo, sob o tema «Consumo Sustentável e Desenvolvimento da Economia Circular».

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, em parceria com a Direção-Geral do Consumidor, é dirigida às entidades que promovem a defesa do consumidor em Portugal e demais interessados. O auditório do Parque Biológico de Gaia foi o local escolhido para o encontro, que tem a sessão de abertura marcada para as 14h.

Referi que o CIAC de Vila Nova de Gaia nasceu a 15 de março de 1993, com o principal objetivo de promover e salvaguardar os direitos dos consumidores. Trata-se de um serviço municipal com atendimento personalizado e gratuito, assumindo-se como uma solução de proximidade para obter informação e aconselhamento em questões de consumo e garantir uma intervenção de mediação na resolução de conflitos.

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De acordo com a nota de imprensa, nos últimos anos, as reclamações têm tido, essencialmente, a ver com compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais, serviços públicos essenciais e telecomunicações. Em 2022, recebeu 105 processos, um número relativamente inferior a 2021, 122 processos, e a 2020, 125 processos.

“Apesar da ligeira diminuição do número geral de processos, notou-se um aumento dos pedidos relacionados com compras online, devido ao período pandémico que o país atravessou, e que fez aumentar o número de contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial”, é ainda referido.

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