PUB
Recheio 2024 Institucional

Encontro Internacional de Marionetas em Gondomar em maio com foco no Oriente

Encontro Internacional de Marionetas em Gondomar em maio com foco no Oriente
O Encontro Internacional de Marionetas “EI!!!”, que decorre entre os dias 26 e 29 de maio, em Gondomar, conta com dezenas de espetáculos, exposições e performances distribuídas por vários espaços, dando este ano destaque ao Oriente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A organização do evento, parceria entre a autarquia de Gondomar e a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, garante que a programação é “contemporânea, inovadora e alternativa”.
Para além de companhias nacionais, o “EI!!!” vai receber companhias provenientes do Japão, da Alemanha, de Macau e de Espanha.
Esta é a segunda edição e na apresentação, que decorreu esta terça-feira na Casa Branca de Gramido, em Valbom, Filipa Mesquita, da Companhia de Mandrágora, indicou ter recebido mais de 100 candidaturas/inscrições para este festival.
A responsável sublinhou que a par dos espetáculos que vão decorrer ao longo de quatro dias em espaços como a biblioteca municipal, o auditório, o Centro Cultural de Rio Tinto, a Casa Branca de Gramido e o Espaço Arte no Parque, também haverá cinco exposições que se vão antecipar, com data de abertura entre 17 e 24 de maio.
Com o lema “EI! Oriente-se!”, o festival deste ano dá um destaque especial ao Oriente, onde Clara Ribeiro, também da Companhia da Mandrágora, referiu haver “fortes referências no teatro de marionetas”.
A responsável também destacou a presença do “mestre” espanhol do teatro de fios, Jordi Bertran, que a 26 de maio vai apresentar o “Antologia”, um espetáculo que junta tradição e modernidade.
No dia 27, a japonesa Benito Tanaka apresenta “ClaraLua” e no dia 28 de maio merece destaque a conversa “As Marionetas do Mundo – O Oriente” com a portuguesa Elisa Vilaça, que vive m Macau, estando ligada ao Museu da Marioneta.
Clara Ribeiro vincou a “forte” relação do “EI!!!” com os serviços educativos e com as escolas, lembrando a parceria com o Agrupamento de Escolas À Beira D’Ouro, que no dia 28 vai apresentar “Xerazade e as mil histórias”.
Já o vice-presidente da câmara de Gondomar, Luís Filipe de Araújo, sublinhou que o “EI!!!” 2016 envolve muitas associações locais, logo o associativismo gondomarense marca presença, e elogiou o trabalho que a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora tem vindo a realizar. “Esta é uma área que já tem alguma atenção mas julgo que merece ainda mais reconhecimento”, referiu o autarca.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem