
A antiga sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, localizada na Rua da Constituição, no Porto, será transformada no novo espaço da Ágora – Cultura e Desporto do Porto.
Tal como refere a autarquia, no seu site oficial, para concretizar esta mudança, foi lançado um concurso público destinado à realização das obras necessárias, com um orçamento estimado em 200 mil euros.
O projeto de arquitetura, a cargo do atelier João Fonseca & Gisela Pinto, Arquitetura e Design, Lda., foi adjudicado pela GO Porto, e a empreitada foi oficialmente colocada a concurso no dia 31 de março. As empresas interessadas em executar os trabalhos podem apresentar as suas propostas até ao dia 15 de abril de 2025, através da plataforma acinGov.
O edifício, apesar de já ter sofrido alterações ao longo dos anos, encontra-se em boas condições estruturais e cumpre a maior parte das normas em vigor. As obras previstas não implicam modificações profundas, mas visam adaptar o espaço às necessidades dos serviços da Ágora, garantindo condições adequadas para os trabalhadores.
Com uma área de intervenção superior a mil metros quadrados, a renovação será focada nas áreas internas destinadas à equipa da empresa municipal. Além das adaptações arquitetónicas, o projeto inclui melhorias nas redes elétricas, de telecomunicações e ventilação.
O prazo estabelecido para a execução da obra é de 75 dias, período durante o qual o edifício será preparado para acolher a nova sede da Ágora. Todas as informações sobre o concurso e as respetivas peças podem ser consultadas na plataforma acinGov.