PUB
Galiza

Empresa do Porto considerada uma das mais revolucionárias por televisão norte-americana

Empresa do Porto considerada uma das mais revolucionárias por televisão norte-americana

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Veniam, uma empresa criada por dois professores da Universidades do Porto e da Universidade de Aveiro e incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), foi considerada, pela cadeia televisiva norte-americana CNBC, uma das 50 startups mais disruptivas do mundo.

Neste ranking das empresas cujas inovações estão a revolucionar paisagem empresarial, a Veniam encontra-se no 28.º lugar de uma tabela liderada pela Uber e da qual fazem parte empresas mundialmente conhecida como a Airbnb, a Snapchat ou o Pinterest. Como é explicado pela própria CNBC, esta lista é constituída por “startups com uma visão de futuro que identificaram nichos de mercado inexplorados e têm potencial para se tornarem em negócios de milhares de milhões de dólares”.
Apostada em desenvolver soluções para a “internet em movimento” (internet of moving things), através da conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi a custos reduzidos, a empresa fundada no Porto já conseguiu perto de 27 milhões de dólares (perto de 24 milhões de euros) em investimento internacional, estando atualmente avaliada em 85,4 milhões de dólares (75,8 milhões de euros), de acordo com a CNBC.
O melhor exemplo da inovação desenvolvida pela Veniam encontra-se na rede de autocarros da cidade do Porto, onde a tecnologia instalada por esta startup transforma cada um dos 400 veículos da STCP num hotspot de WiFi, interligando os autocarros entre si e estes à internet. Uma solução que permite oferecer internet grátis aos passageiros e a recolha de dados sobre o sistema de transportes e o trânsito da cidade à STCP. Um sistema que será ainda este ano replicado em Singapura e a médio prazo em várias cidades norte-americanas.
Liderada por João Barros, a Veniam foi criada em 2012 por este Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e por Susana Sargento, docente da Universidade de Aveiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2