A informação foi avançada esta quarta-feira pela Câmara Municipal e reporta aos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram que, só no primeiro semestre do ano, Santo Tirso viu nascer 127 novas empresas.
Segundo a autarquia, este número representa “um crescimento de 63 por cento face a igual período de 2018” e reflete a dinâmica empreendedora instalada no município, onde os projetos Santo Tirso Empreende e Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH) terão sido essenciais.
Para Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “o empreendedorismo constitui um eixo essencial para a criação de emprego qualificado”, razão pela qual explica terem investido “mais de 800 mil euros em programas de apoio à criação e desenvolvimento de negócios”. Simultaneamente a autarquia tem vindo, também, a trabalhar “na otimização das condições de acolhimento empresarial, quer do ponto de vista físico, quer burocrático, de modo a tornar Santo Tirso cada vez mais atrativo para os investidores”, indica.
Embora os dados do INE tenham revelado uma maior incidência na indústria transformadora e no comércio, o grande destaque vai para a “diversificação do tecido empresarial, com várias empresas criadas nos setores do marketing, tecnologia, serviços partilhados e turismo”, lê-se na nota publicada pela Câmara Municipal.